Durante a formação médica, é crucial que o aluno entre em contato com diversos casos clínicos para aprender de forma prática. No entanto, para as instituições de ensino, o acesso a esses pacientes implica em um investimento de alto custo. É muito comum que, durante o período de internato, o aluno não consiga vivenciar todos os casos possíveis em determinada especialidade. Embora seja uma solução valiosa, ela apresenta desafios significativos para essas instituições.
Nesse contexto, surgem perspectivas animadoras com os atores que se transformam em pacientes padronizados, como acontece na plataforma Paciente 360. Por meio de uma metodologia ativa de ensino, essa abordagem coloca o aluno no centro da aprendizagem, proporcionando acesso a uma infinidade de casos. Com os pacientes atores, conseguimos simular diversos atendimentos, promovendo o melhor relacionamento interpessoal e facilitando a análise e síntese das informações. Um único ator pode representar vários casos de forma realista e interativa, permitindo que o aluno tenha uma imersão, podendo fazer no seu próprio ritmo, já que os casos estão disponíveis de forma online.
Esses atendimentos com pacientes atores não se limitam apenas à anamnese; os alunos também conseguem realizar exames básicos nos pacientes. Ou seja, o aluno vivencia o ciclo completo de atendimento. Essa inovação não só aumenta o envolvimento dos alunos, mas também proporciona às instituições uma significativa redução de custo. A ferramenta pode ser integrada em todas as etapas da formação do aluno, permitindo a avaliação do desempenho de forma individualizada e prevenindo erros, pois os alunos aprendem em um ambiente simulado.
A integração de pacientes atores por meio de plataformas, como o Paciente 360, oferece uma solução promissora para os desafios enfrentados pelas instituições de ensino médico. Além de proporcionar uma aprendizagem prática e diversificada para os alunos, essa abordagem inovadora reduz os custos, oferece flexibilidade de aprendizado e permite uma avaliação mais precisa do desempenho individual, preparando os futuros profissionais de saúde de forma mais abrangente e eficaz.