O ensino médico enfrenta o desafio de formar profissionais de saúde capazes de lidar com as complexidades do mundo real. É aqui que entram as metodologias ativas de aprendizagem, como elas favorecem o aprendizado do ensino de saúde, ofertando aos estudantes experiências mais próximas da prática médica do que as tradicionais aulas expositivas.
Imagine um processo de aprendizagem que coloca o estudante diante de situações cotidianas bem próximas a sua vivência, com simulações e estudos de caso que exigirão que ele se envolva profundamente na busca de cada solução.
Agora, imagine poder oferecer esta metodologia de ensino e ainda poder contar com ferramentas inovadoras que vão tornar a experiência dos alunos e professores muito mais profunda e estimulante. Estamos falando das metodologias ativas de aprendizagem específicas que vem revolucionando o ensino superior em todo o país.
Neste artigo trouxemos um panorama sobre o que são as metodologias ativas de aprendizagem, como elas favorecem o aprendizado do ensino de saúde, sua importância e como o Paciente 360® está alinhado a esta metodologia, contribuindo para o desenvolvimento de profissionais preparados para o mercado.
O que são metodologias ativas de aprendizagem?
As metodologias ativas de aprendizagem são abordagens educacionais onde os alunos estão no centro do processo de aprendizagem e são protagonistas do seu próprio conhecimento. Através delas, eles assumem uma postura mais ativa, onde recebem autonomia para construir seu aprendizado de uma forma mais concreta e eficaz.
Nesse método de ensino, o professor passa a contar com a ajuda de outras ferramentas, tornando-se um facilitador, conduzindo os alunos por dinâmicas e diferentes propostas de trabalho, no intuito de alcançar soluções eficientes para cada problema apresentado.
As metodologias ativas contam, principalmente, com soluções tecnológicas para estimular os alunos em suas jornadas. Para facilitar e ampliar o acesso ao conhecimento, é cada vez mais necessário dispor os conteúdos nos dispositivos móveis, como os smartphones, apps, tablets, computadores, sistemas virtuais de atendimento e as plataformas digitais. Desta forma, é possível tornar o aprendizado mais profundo e consistente.
Benefícios das metodologias ativas para o ensino médico.
Enquanto você lê este texto, alguém, em algum lugar, está desenvolvendo uma nova ferramenta, propondo uma solução mais eficaz para um problema recorrente.
Há pouco tempo a telemedicina era algo restrito a poucas situações e pessoas, mas foi atualmente aplicada em larga escala durante a pandemia da COVID-19 e, pelo visto, veio para ficar.
O fato é que o mundo não para e para acompanhar e se posicionar diante de tantas transformações, é preciso haver uma mudança de mentalidade e de postura, seja qual for a área em que uma pessoa deseja atuar.
Esta mudança já é perceptível na forma como as pessoas se relacionam, comunicam, fazem negócios, investem, trabalham, compram e estudam. Elas se tornaram mais independentes e exigentes, por isso, estão sempre em busca de serviços e produtos de melhor qualidade.
Mesmo os cursos mais tradicionais precisam mudar e adotar novas metodologias de ensino, como é o caso das metodologias ativas de aprendizagem. Elas são mais condizentes com a nova realidade mundial, com o novo perfil dos estudantes, com as inovações e a velocidade dos avanços tecnológicos.
Tipos de metodologias ativas de aprendizagem e implementação.
Além de criar parcerias de sucesso entre professores e alunos, as metodologias ativas possuem algumas características que as diferenciam dos modelos tradicionais. Atualmente, são utilizadas diversos tipos de metodologias ativas, como:
- Gamificação
- Aprendizagem em pares
- Aprendizagem com base em problemas
- Aprendizagem com base em projetos
- Sala invertida
- Cultura Maker
- Storytelling
- Rotação de aprendizagem por estações
Todas tem como objetivo estimular e trabalhar habilidades diferenciadas, como independência, senso crítico, proatividade, autonomia e demais características essenciais para o exercício da profissão.
As metodologias ativas de aprendizagem auxiliam na mudança do mindset, estimulando novas práticas, como os alunos pensam, se posicionam e reagem diante dos problemas que surgem, preparando-os para as situações reais.
Ao fazer a conexão e vínculos entre diversas disciplinas ao longo do curso, o aluno se torna mais crítico, analítico, desenvolvendo competências mais amplas e consistentes.
A importância da colaboração e da interação
As metodologias ativas de aprendizagem fazem amplo uso das soluções e inovações tecnológicas. Alguns exemplos são bibliotecas virtuais, fóruns, chats, plataformas digitais de ensino, apps, programas e sistemas desenvolvidos especificamente para o sistema educacional.
Como as metodologias ativas podem preparar os alunos para o mercado de trabalho.
As metodologias ativas de aprendizagem colocam o estudante de medicina diante de situações muito próximas da realidade, por isso, se faz necessário adotar propostas de ensino mais ágeis e eficientes do que as tradicionais.
As atividades e ferramentas de trabalho propostas ajudam a desenvolver habilidades sociais, o trabalho colaborativo e a formar profissionais de saúde mais humanos.
O contato com situações reais do dia a dia, seja em sistemas de simulação ou em atendimentos a pacientes, em debates ou estudos de casos, desenvolve uma postura mais reflexiva, ética e mais integrada às comunidades onde ele irá atuar e às situações que terá que enfrentar.
O alto nível de aprendizado adquirido através das metodologias ativas faz com que os profissionais cheguem ao mercado aptos a atuar com qualidade e competência.
Desafios e possíveis soluções na implementação de metodologias ativas.
O Paciente 360® é uma tecnologia 100% brasileira e a única plataforma humanizada de simulação de casos clínicos do mundo. Ela é revolucionária no ensino da medicina, pois oferece conteúdos e práticas através de uma ferramenta digital interativa, onde podem ser feitas simulações de atendimento da primeira consulta ao diagnóstico final.
Ela aproxima os estudantes dos desafios e práticas de um atendimento real em todas as suas fases. Portanto, ela contribui de forma efetiva para o avanço da prática médica, permitindo, por exemplo, que os alunos:
- Absorvam e fixem os conteúdos profundamente.
- Discutam casos clínicos em tempo real.
- Interajam com professores e médicos.
- Construam o raciocínio clínico e a capacidade de tomada de decisão com maior propriedade
- Ofereçam soluções mais assertivas para cada paciente e muito mais.
Conclusão: As metodologias ativas como um caminho para o ensino-aprendizagem significativo.
Podemos observar que as metodologias ativas de aprendizagem favorecem o aprendizado do ensino de saúde, elas são um caminho diante das constantes mudanças mundiais, principalmente na área da saúde. É fundamental adotar as metodologias ativas de aprendizagem para a formação de profissionais mais preparados e competentes.
O Paciente 360®, totalmente alinhado a este método de ensino, coloca os profissionais da saúde em contato com o mundo da educação médica humanizada, digital e de qualidade. Entre em contato com nossos especialistas e conheça nossas soluções de educação para a saúde.