Conheça 3 estratégias para conquistar a atenção dos alunos e criar um impacto duradouro na primeira aula
Gerar uma primeira impressão positiva é fundamental para qualquer relação humana – e nas aulas, não é diferente! Nos primeiros 5 minutos de aula, professores têm uma oportunidade única de capturar a atenção dos alunos e engajá-los com o conteúdo. Veja 3 dicas para que esses minutos iniciais causem um impacto duradouro!
Dica 1: Use provocações para capturar a atenção dos alunos
Despertar a curiosidade sobre o tema é uma excelente maneira de cativar a atenção do aluno. Pense no tema de sua aula, o que existe de mais interessante sobre ele? Lembre-se que sua aula é nada mais do que uma história, então, qual o clímax dela? Quais são os protagonistas? Quais os seus elementos mais atrativos? Tente convencer os alunos de que o tempo deles será muto bem investido.
Um simples exemplo:
- Iniciar uma aula sobre “Dor torácica” falando sobre aspectos puramente epidemiológicos e numéricos pode parecer o mais óbvio a ser feito, mas por que não iniciar a aula provocando os alunos com a seguinte pergunta “Um paciente chega à sala de emergência com dor torácica e falece minutos após a admissão, quais as possíveis causas do óbito?”
Ganhar a concorrida atenção do aluno logo no início de sua aula, te dará a chance de abordar tópicos um pouco mais indigestos no seu decorrer.
Dica 2: Estabeleça objetivos claros para melhor retenção de conteúdo
A mente humana funciona melhor quando metas plausíveis são definidas, concorda? Objetivos como “Vou perder 2 kg nos próximos 2 meses” ou “Vou meditar 10 minutos em todas as manhãs” são muito mais viáveis do que “Vou perder 15 kg no próximo ano”.
Lembre-se que, de forma geral, os alunos retêm uma pequena parcela do que é exposta em aula, então, é sempre válido refletir sobre quais as principais mensagens da aula.
Definir objetivos possíveis de serem atingidos ao final da aula é outro perspicaz método de manter a motivação dos alunos durante a aula.
Exemplo:
Aula sobre o Sistema Único de Saúde:
Ao final dos 30-50 minutos dessa aula, precisaremos compreender e exemplificar os 3 princípios doutrinários do SUS:
- Universalidade
- Integralidade
- Equidade
Dica 3: Conecte o Conteúdo com a Prática Profissional
Começar a aula respondendo de forma prática e objetiva a seguinte pergunta “Por que eu preciso saber isso?” é outra boa maneira de convencer os alunos sobre a pertinência do tema.
Imagine que o tema da aula seja “Consumo de gorduras e saúde cardiovascular”, iniciar a aula com um slide que demonstre a reação química da formação de um triacilglicerol não parece ser a melhor estratégia, concorda? Trazer uma pertinência cotidiana e aplicável é um dos grandes trunfos de uma boa aula.
Uma estratégia mais “apetecível” seria abrir a aula com um cenário prático e real, como: No consultório, uma das dúvidas mais frequentes dos pacientes é o seguinte: “É verdade que óleo de cocô faz bem para a saúde?”. Será que isso é mito ou verdade? Vamos descobrir!?
Conclusão
Para capturar a atenção dos alunos, tente ser o mais criativo possível ao começar a aula, quebrando o padrão habitual. Lembre-se: os primeiros 5 minutos de aula são a chave para motivar o aprendizado e garantir que eles reconheçam a importância prática do conteúdo. Uma boa aula!
Autor: Renato Akira Nishina
Quer ir além e oferecer uma experiência prática aos seus alunos? Conheça o Paciente 360! Com nossa plataforma de simulação de casos clínicos, você pode transformar suas aulas em momentos de aprendizado interativo e realista, preparando melhor seus alunos para os desafios da prática clínica.