Por que conhecer o “próximo slide” é tão importante quanto o atual?
Imagine que você está assistindo a um filme no cinema.
Após um diálogo inicial, há um corte brusco na cena. Em seguida, o filme volta com uma cena de ação eletrizante e, novamente, há um corte sem explicação.
Logo depois, inicia-se um novo diálogo e, mais uma vez, há um corte repentino na cena.
Por isso, vai ser difícil continuar assistindo o filme, concorda?
Difícil manter o interesse, não é?
Agora, vamos transpor esse cenário para uma aula.
Se cada slide corresponde a uma cena, portanto, é fundamental que exista uma transição agradável entre eles. Isso torna a aula mais fluida e retém a atenção dos alunos. Além disso, ao final do conteúdo do slide atual, conhecendo o que virá no próximo, é possível planejar a “transição entre cenas”.
Exemplos:
E não penso que é necessário algo profundamente elaborado. Aqui vão alguns exemplos:
- Recapitule: Por exemplo, ao final do slide atual, faça uma breve recapitulação dos assuntos abordados até o momento e abra as portas para o próximo tópico.
- Questione: Além disso, ao final do slide atual, levante um questionamento que será respondido no próximo slide.
- Crie Expectativa: Por fim, se a informação a seguir for fundamental, chame a atenção dos alunos, crie a expectativa e faça a entrega.
Essas práticas, embora simples, têm grande impacto. O planejamento e a montagem da aula determinam como o conhecimento será transmitido e absorvido. Excelência nos detalhes leva ao sucesso.
Pense no cinema novamente. No Oscar, a categoria de melhor edição/montagem premia justamente a habilidade de criar uma narrativa fluida e impactante. Sua aula é sua história — e você, o narrador.
Seja o editor da sua aula e transforme o aprendizado em algo memorável.